30 de dez. de 2014

Chitãozinho e Xororó se apresentou no Centro de Eventos do RibeirãoShopping


No dia 19 de dezembro, a Virazóm trouxe para Ribeirão Preto, no Centro de Eventos do RibeirãoShopping, a apresentação da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó, com a turnê “Do Tamanho do Nosso Amor”. A dupla interpretará sucessos que os consagraram com novas roupagens como “Sinônimos”, “Vida Marvada” e “Evidências”, composição de José Augusto e Paulo Sérgio Valle, que apesar de ser de 1990, continua atual e com poder de emocionar ouvintes de todas as faixas etárias.

São mais de quarenta anos de total dedicação à vida artística. Sempre com os mesmos objetivos do início da carreira: produzir música com amor, qualidade e inovação, independentemente dos momentos altos e baixos dentro do gênero musical sertanejo e das constantes – e cada vez mais bruscas – mudanças no mercado fonográfico.
Apesar de já colecionarem uma quantidade significativa de hits ao longo da carreira, capaz de preencher mais uma coletânea repaginada e certeira na extensa biografia, os irmãos enfatizaram a maturidade artística ao cativo público e comprovaram, mais uma vez, porque são constantemente citados como‘referências’ da nova geração da música conhecida como ‘sertanejo universitário’. Assim como foram para as gerações anteriores seus precursores e ídolos Tonico & Tinoco.
E por falar em sucesso... Eles começaram a colher os primeiros resultados em 1978 com 60 Dias Apaixonados ao conquistarem o primeiro disco de ouro da carreira. Dois anos depois, triplicaram as vendas com Amante Amada, 600 mil cópias, e levaram para casa disco duplo de platina. Mas foi com Fio de Cabelo, do álbum Somos Apaixonados, de 1982, que aconteceu, de fato, a grande explosão da dupla. A música estourou nas rádios do Brasil e o disco alcançou o número de 1,5 milhão de cópias vendidas, tornando-se um marco na carreira de Chitãozinho & Xororó e rompendo as barreiras do preconceito contra o gênero sertanejo. A partir daí, eles tiveram o privilégio de deixar mais dezenas de clássicos na história da música sertaneja como, por exemplo, Se Deus Me Ouvisse (1986), Fogão de Lenha (1987), No Rancho Fundo (1989), Evidências eNuvem de Lágrima (com Fafá de Belém) (1990), Brincar de Ser Feliz(1992),Página de Amigos (1995), Alô (1999), Frio da Solidão (com Roupa Nova, 2001),Sinônimos com Zé Ramalho (2004), A Majestade o Sabiá, com Jair Rodrigues,Arrasta uma Cadeira, em 2005, uma composição de Roberto Carlos e Erasmo Carlos feita especialmente para cantarem com a dupla e, segundo os autores, levou catorze anos para ficar pronta; entre muitas outras.
Mas a paixão pela música começou muitos anos antes de 82, ouvindo o pai,“seu Marinho”, cantando com “dona Araci”, mãe da dupla. O talento dos irmãos só foi percebido por seu pai no dia em que Rosária, uma das irmãs, rasgou o caderno onde ele anotava as músicas que compunha. Foi então que a pequena dupla apareceu para ajudar, pois sabiam todas as letras e cantavam todas as músicas com afinação. Xororó fazia a primeira voz, imitando a mãe, e Chitãozinho a segunda, como o pai. Festas juninas e clubes de Rondon, cidade do Paraná onde passaram a infância, eram palco para as apresentações. O primeiro lugar no show de calouros de Sílvio Santos veio com a música “Besta Ruana”, de Tonico & Tinoco, ainda como “Irmãos Lima”, nome artístico da dupla até o radialista Geraldo Meirelles rebatizá-la de Chitãozinho & Xororó, nome de um grande sucesso de Athos Campos e Serrinha, composto em 1947, que falava de aves brasileiras.
Com este ‘novo’ nome, gravaram o primeiro disco, Galopeira, em 1970. Mas o caminho rumo ao sucesso foi longo. A dupla enfrentou momentos de muitas dificuldades e obstáculos. Desiludidos, pensaram em desistir da carreira, mas a música Tente Outra Vez, do ídolo Raul Seixas, soou como um apelo pessoal para que tentassem novamente. Persistiram e conseguiram. A ideia é continuar modernizando sua música, sem jamais perder a essência caipira!

Chitãozinho & Xororó em números

● 37 milhões de discos vendidos
● 36 álbuns inéditos e 8 DVDs
● Centenas de discos de ouro, platina e diamante
● Dezenas de prêmios na música, incluindo 3 Grammy
● Mais de 6 mil shows
● Público estimado em 100 milhões de pessoas
● Mais de 100 mil pessoas em um único show
● 1,8 milhão de vendas em um único disco
● Mais de 400 músicas gravadas
● Mais de 70 campanhas publicitárias
● Envolvimento em mais de 150 projetos de Responsabilidade Social
● Parcerias com mais de 100 nomes da música nacional e internacional
● 1982 foi o ano de início do grande sucesso com ‘Fio de Cabelo’
















































Fotos: Fabrício Fiacadori
Instagram: @fabriciofiacadori
Contato: 16-98116-4429 - 3329-1600
E-mail: fabriciofiacadori@icloud.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário