17 de dez. de 2015

O reinado da barba: do estilo descompromissado às mais elaboradas, ela está na moda

Finalmente os amantes das barbas podem comemorar: o visual rústico ganhou o destaque tão esperado. Os barbudos nunca estiveram tão badalados. Adotado como tendência de moda em um estilo inspirado nos lenhadores norte-americanos e canadenses, o “lumberjack”, ao que tudo indica, chegou para ficar.  
Mas é claro que precisa ter cuidado e muita personalidade para adotar o visual. “A tendência atende a um público variado com perfis  diferentes, tanto em homens mais velhos, quanto nos jovens, casuais e ao mesmo tempo elegantes”, ressalta Diego Busnardo, da Barbearia Maverick, em Ribeirão Preto.  
Assim como a moda tem sua versatilidade, o estilo “barbudo” também é flexível e sem regras rígidas estipuladas. Há os homens que não abandonam a atitude roqueira, os que preferem manter a discrição no seu estilo geek e até aqueles que fazem do terno o vestuário do dia a dia.  
No entanto, para atender às exigências e não fazer feio no estilo lumberjack são necessários alguns cuidados, comenta o barbeiro Alessandro Meira da Maverick. “Para lavar é preciso shampoos e condicionadores específicos para cada tipo de fio, evitar a oleosidade com uso de produtos próprios e manter o corte sempre em dia para não dar o ar de desleixo e descaracterizar o modo de usar. É necessário tempo e dedicação”, afirma.  
O barbeiro ainda acrescenta que independente de estilo e idade, a barba, nunca deixou de estar em alta e ter muitos adeptos: “seja ela alinhada com a última moda - comprida, ou aquela com fios mais curtos e a conhecida ‘barba por fazer’ que agradam as mais diversas personalidades”.  
Entre as variações de estilo, existem as mais populares que preenchem o rosto por inteiro, as que misturam-se ao cavanhaque e bigode, a que combina barba curta e pontuda com um bigode afiado e ao estilo hipster para quem opta não ter barba no pescoço e gosta do bigode tipo “guidão”, estilizado com cera. “O segredo está em adequar a barba ao design do rosto de cada um, entretanto, o ideal é se sentir bem com um estilo que está totalmente na moda”, ressalta Alessandro.   


Elegância do bigode 
Tanto quanto as barbas, o bigode também tem seus adeptos. O ar de seriedade é o mais comum, mas ele também pode ser descontraído e divertido. A sua utilidade é ampla: para disfarçar lábios mais finos, esconder eventuais cicatrizes, para causar impacto ou apenas para compor o visual. “O interessante é que um bigode bem cuidado e bem feito confere muito charme a quem usa”, complementa Alessandro.  
Entre muitos estilos, há quem prefira o clássico que não chama muita a atenção; o Magnum, que harmoniza perfeitamente com quem possui sobrancelhas mais grossas e, existe ainda, o bigode com pelos mais ralos, com um corte no meio do buço em direção à ponta do nariz, e até aquele que é utilizado para esconder o conhecido “bigode chinês” que denuncia as marcas da idade, com pelagem mais ressaltada ou aos homens com mais atitude.  
O bigode com a ponta modelada no estilo dos grandes vilões da televisão e do cinema brasileiro e internacional também está fazendo sucesso entre os homens e deixa um ar divertido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário