Com o
objetivo de proporcionar acesso às informações, técnicas e tratamentos sobre o
autismo, o TEAbraço - Semana Internacional do Transtorno Espectro Autista -,
trouxe para Ribeirão Preto entre os dias 17 e 22 de março, no Shopping
Iguatemi, um novo olhar sobre o assunto.
O
evento, que contou com a participação de mais de 4 mil pessoas de diversas
cidades brasileiras, apresentou diversas abordagens sobre o TEA, tais como
comportamental, educacional, motivacional, lúdica, para habilitar os pais e
profissionais que trabalham com o assunto e também sobre os seus direitos.
"O TEAbraço nasceu desta proposta, de trazer o que há de mais novo em
estudos sobre o autismo e suas variações, quebrar barreiras, preconceitos e
abrir espaço para uma vida digna e produtiva para pessoas e famílias que
convivem com essa realidade", conta Carol Felício, Diretora da Jujuba,
realizadora do evento.
Entre os
importantes nomes que passaram pelo projeto, está o neurologista pediátrico, do
Miami Children´s Hospital, Carlos Gadia. "A proposta do TEAbraço foi única
no Brasil. Conseguimos reunir em 6 dias de evento, especialistas do mundo
inteiro, que compartilharam experiências de forma prática e trouxeram novas
propostas para o tratamento", explica Gadia, também idealizador do
TEAbraço.
Além do
Dr. Carlos Gadia, outros importantes estudiosos e especialistas também passaram
pelo evento Augusto Cury - médico, psiquiatra, psicoterapeuta, doutor em
psicanálise, professor e escritor-, Dr. Alysson Muotri, neurocientista atuante
nos EUA, líder no projeto "Fada do Dente", Dr. Alexandre Crippa,
professor e pesquisador na USP Ribeirão Preto, é um dos cientistas brasileiros
mais ativos na luta pela liberação do Canabidiol para uso terapêutico, Erin S.
Brooker-Lozott, mestre em Fonoaudiologia, pesquisadora-líder do Projeto de
Pesquisa em Interação Social na Georgia (EUA); Marlene Sotelo, diretora
Programas da Els for Autism Foundation na Flórida (EUA), Maria Arizmendi,
Fundadora e diretora do grupo Progressive Behavioral Science, centro de terapia
intensiva para autismo na Flórida (EUA); Celisabel Caldevilla, bacharel em
psicologia, é mestre em Análise Comportamental Aplicada no Progressive
Behavioral Science na Flórida (EUA), entre outros.
Compartilhando
experiências
Um
dos grandes diferencias que o evento trouxe foi a possibilidade de crianças e
adolescentes passarem por consultas médicas, onde especialistas analisaram e
orientaram cada caso. "Lutamos a vida inteira, sempre em busca de
tratamentos, e o evento trouxe uma oportunidade de recomeço, de colocar em
prática novas técnicas que aprendemos. A partir do TEAbraço temos um novo olhar
sobre o autismo e mais força para continuar lutando", explica Ângela Maria
Rangel, mãe de Diego de 32 anos. Já para Adriana Aoqui, mãe de João Mario, de
12 anos, o projeto trouxe novas respostas. "Eu achava que já tinha feito
tudo o que poderia ser feito, mas participando do evento minha mente abriu,
percebi que posso ir mais longe. Hoje mesmo, já tive uma reunião na escola do
João para compartilhar as informações que tive e lutar cada vez mais pelos
direitos dele", conta. Todos os atendimentos foram televisionados, ao
vivo, para os participantes do workshop.
Também
compartilhando experiências, o casal Marcos Mion e sua esposa Suzana Gullo
participaram do evento. O apresentador, que tem um filho autista, deixou uma
mensagem para outras famílias que convivem com a realidade. "Uma a cada 68
crianças faz parte do espectro e esse número só aumenta. Por isso estava
falando sobre, no futuro, se conseguirmos evoluir, seremos todos autistas,
afinal meu filho Romeo é tão mais evoluído do que eu que só consigo imaginar o
quão evoluída seria uma sociedade onde os autistas não tivessem que lidar com
nossas limitações, defeitos, maldade e barreiras, incluindo a da linguagem
falada. Enfim, são apenas meus pensamentos...Mas eu sei que quem tem um anjo
azul em casa, entende o que eu estou falando".
Cultura,
Arte, Inovação e Criatividade
Além de
grandes especialistas, o TEAbraço trouxe uma programação diversificada para as
crianças com TEA. O espaço Jujuba contou com as principais inovações
tecnológicas e softwares para soluções rápidas, além de oficinas lúdicas.
Teatro e cinema ao ar livre também foram opções de entretenimento para os
pequenos.
No
Boulevard do Shopping Iguatemi mais de 40 trabalhos e pinturas feitas por
crianças e adultos diagnosticados com o Transtorno Espectro Autista (TEA) e
atendidos pela Associação de Amigos do Autista - AMA, foram expostas. Já no
Open Mall do centro de compras a escultura de uma árvore representou bem um dos
objetivos do evento: integrar as pessoas ligadas ao universo do autismo. A obra
de arte assinada pelo artista Marcelo Maimoni, trouxe uma chapa retangular
representando a maioria das pessoas - que tem um conhecimento limitado ou
desconhece o universo do TEA; enquanto a árvore recortada, livre, simbolizaram
a quebra das barreiras através da informação, derrubando preconceitos e
paradigmas.
Parceiros
A
primeira edição da Semana Internacional do Transtorno Espectro Autista contou
com diversos parceiros que apoiaram e abraçaram a causa. Para o Shopping
Iguatemi Ribeirão Preto receber e apoiar um evento que tem uma causa tão nobre
é sempre motivo de comemoração. " Para nós o evento TEAbraço foi muito
mais que um congresso. Foi, sem dúvida, o início de um grande momento de
conscientização e integração sobre um tema que faz parte da vida de muita
gente. Ficamos muito grato por ter a oportunidade de fazer parte do
evento", explica Felipe Barbosa, Gerente de Marketing do shopping.
Além do
Shopping Iguatemi RIbeirão Preto e do Iguatemi Empresarial, as marcas Miami
Children's Hospital, Livraria Cultura, EPTV, CBN, Jornal A Cidade, Fundação
Panda, Passaredo Linhas Aéreas, Liceu Albert Sabin, Bebidas Poty, Café Utam,
Rodrigo Frutas, Resolv, Painew, Mega Sistema de Comunicação, BTG Pactual,
Absoluta Film, Gustus Gourmet, Artista Plástico Marcelo Maiomoni, Barão de
Mauá, Datagro, Varanda Grill e Renato Aguiar Festas apoiaram e incentivaram o
evento. As empresas Phábrica de Ideias - Assessoria em Comunicação, BP One -
Live Marketing e WH2F - Marketing e Comunicação Estratégica foram as
responsáveis pela comunicação e marketing do TEABraço.
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