9 de out. de 2011

Musical “Luciana!” é atração de Encontro Brasileiro

O encontro, que começou em Ribeirão Preto, no dia 5 de outubro,
no Teatro Santarosa, trouxe pela primeira vez à cidade
o grupo de Goiânia (GO), na quinta-feira (06).
No repertório, músicas de Caetano, Milton Nascimento,
Cartola, entre outros grandes compositores brasileiros


O segundo dia do V Encontro Brasileiro de Coro Cênico, no Teatro Santarosa, tem como atração o Coro Cênico Ciranda da Arte, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. O grupo apresentou o espetáculo musical “Luciana!”, às 21 horas, nesta quinta-feira (06). O repertório da noite incluiu canções que fizeram sucesso – tal como Cantiga por Luciana (de Edmundo Souto e Paulinha Tapajós) que dá origem ao título do musical e destaca produções de Caetano Veloso, Milton Nascimento, Cartola, Gilberto Gil, Nando Reis, passeando por sonoridades folclóricas e inclui até o clássico Moon River, de Johnny Mercer. A entrada é gratuita, mas os convites devem ser retirados uma hora antes de cada apresentação na bilheteria do Teatro Santarosa.
Com duração aproximada de 60 minutos, “Luciana!” mostra interpretações de nove músicas coral, duas músicas cantadas solo, uma em dueto, uma em quarteto e uma em quinteto. O espetáculo, roteirizado por Rodrigo Jubé, tem uma pesquisa musical popular diversa, que argumenta durante a apresentação, segundo o grupo, o sonho e a coragem do ser humano em avançar a linha do horizonte.
O grupo Coro Cênico Ciranda da Arte do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, foi formado dentro desta modalidade cênica em 2006, experimentando na pesquisa e performance musical a intervenção cênica. É formado por 25 profissionais - entre diretores, músicos instrumentistas e músicos cantores, além de profissionais que ficam encarregados da apresentação como técnicos de cenário, som e luz. A maioria dos integrantes é de professores da rede estadual de educação, principalmente professores de música.
De acordo com o grupo, o objetivo das apresentações é, dentro de um repertório musical essencialmente popular, desenvolver a arte-educação e a pesquisa interdisciplinar entre a música (canto coral) e o teatro. O Coro Cênico Ciranda da Arte tem a direção musical e regência de Bianca Almeida, direção cênica de Rodrigo Jubé e direção artística de Luz Marina de Alcântara (diretora do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte).

Ficha técnica
Espetáculo Luciana!
Duração: aproximadamente 60 minutos
Direção Musical e Regência: Bianca Almeida
Direção Cênica e Roteiro: Rodrigo Jubé
Direção Artística: Luz Marina de Alcântara
Soprano: Déborah Grego, Joyce Dias, Mellissa, Valéria Mendes.
Contralto: Francyelle Carla Silva e Simone Moreira.
Tenores: Danilo, Hélenes Lopes, José Ricardo Eterno
Baixos: Antônio Cardoso, Getúlio Chartier, Gustavo Weiss, Jadson Alvares.
Instrumentistas: Teclado – Marcos Santos, Contrabaixo – Bruno Rejan, Percussão – Wnandyllo Ricardo, Flauta- Miguel Fabrício.
Cenário: Alberto Tolentino
Iluminação: Edmar
Sonorização: Marcão e Randall
Inspetor: Elandias Souza

Luciana! (Repertório)
1.         Cálix Bento (Milton Nascimento)
2.         Alguém Cantando (Caetano Veloso)
3.         Cantiga por Luciana (Edmundo Souto e Paulinho Tapajós)
4.         Caícó (cantigas) (Villa-Lobos/Milton Nascimento/Teca Calazans)
5.         Preciso me Encontrar (Cartola)
6.         Beatriz (Chico Buarque)
7.         O Cantador (Dorival Caymmi)
8.         Do Seu Lado (Nando Reis)
9.         Domingo no Parque (Gilberto Gil)
10.       Sangrando (Gonzaguinha)
11.       Comida (Arnaldo Antunes)
12.       Moon River  (Johnny Mercer)
13.       Chula (peça floclórica)
14.       Vilarejo ( Marisa Monte, Pedro Baby, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes)

V Encontro Brasileiro de Coro Cênico
O evento é uma iniciativa do Coro Cênico Bossa Nossa, de Ribeirão Preto, e da Secretaria Estadual de Cultura, através de edital do ProAC, com apoio da ONG Cineclube Cauim e Cineclube Canarinho. O evento traz também a participação de Samuel Kerr, Izaíra Silvino, entre outros nomes que discutirão o movimento Coro Cênico, no sábado (08), às 14 horas, no Teatro Santarosa. Samuel e Izaíra, junto com Marcos Leite e Damiano Cozzella, são os percussores do movimento coral renovado no âmbito nacional. Paralelamente, no Cineclube Cauim, haverá uma mostra virtual dos grupos que enviaram seus trabalhos e não puderam se apresentar. A mostra acontece todos os dias do evento, das 16 às 19 horas.

SERVIÇO
V Encontro Brasileiro de Coro Cênico
Data: De 5 a 9 de outubro
Local: Teatro Santarosa (Praça Rotary Club, 371 - City Ribeirão)
Master Class: com o maestro italiano Antônio Pantaneschi, no Templo da Cidadania (Rua Conde Afonso Celso, 333)
Mostra Virtual: apresentação dos grupos que enviarem seus trabalhos, Cineclube Cauim (Rua São Sebastião, 920). Todos os dias, das 16 às 19 horas.
Inscrições gratuitas e abertas à população.
Informações: (16) 3013-0687
* Os convites devem ser retirados uma hora antes de cada apresentação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário