11 de mar. de 2016

2ª edição do TEAbraço - Semana Internacional do Transtorno Espectro Autista reúne profissionais e especialistas

Evento acontece em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, entre os dias de 28 de março e 03 de abril 


Ribeirão Preto será palco de um evento totalmente voltado para o universo autista. O  TEAbraço - Semana Internacional do Transtorno Espectro Autista traz oportunidades para que cada vez mais os mitos e dúvidas acerca do espectro autista sejam solucionados, democratizando e estimulando as informações sobre o tema. O projeto é uma iniciativa da Jujuba – empresa especializada em soluções tecnológicas gratuitas e de baixo custo para crianças com TEA em parceria com o neurologista Dr. Carlos Gadia, considerado um dos maiores especialistas em autismo no mundo, diretor associado do Dan Marino Center e diretor do Miami Children’s Hospital. Juntos, eles perceberam a necessidade de difundir no Brasil mais informação e conhecimento sobre o autismo, que hoje atinge cerca de 1,2 milhão de brasileiros, sem contar os casos que ainda não foram diagnosticados.  
Em cinco dias de evento - que acontecerá exclusivamente em vários espaços do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto – a programação abrange as diversas realidades deste universo, tanto em oficinas criativas para as pessoas com TEA, quanto para os interessados em saber mais sobre temas específicos. As atividades do evento serão gratuitas, com exceção do Workshop Internacional, voltado a profissionais.  
Entre as atividades  estão o Espaço Jujuba -  com oficinas tecnológicas e lúdicas para crianças e jovens e que este ano contará com a parceria da Xbox - videogame equipado com o sensor de movimentos Kinect -  que colabora para o desenvolvimento dos jovens com transtornos do espectro autista, orientações de profissionais como dentista, psicólogo e terapeuta ocupacional para os pais -, Mostra de Arte por Instituto Figueiredo Ferraz - com peças, gravuras, telas de óleo e objetos de decoração produzidos por crianças com autismo e que este ano terá sua renda revertida para o Centro Ann Sullivan do Brasil –, a  Mostra de Filmes no Open Mall -  com a exibição de clássicos sobre o tema –, Túnel Sensorial – que simula as sensações de um autista e - lançamento de livro e tarde de autógrafos.  
Já no Ciclo de Palestras as presenças confirmadas são de renomados especialistas no assunto, que debaterão e apresentarão temas de grande importância para famílias que possuem crianças com TEA, entre eles estão: os doutores Alysson Renato Muotri, biólogo e professor da Universidade da Califórnia e um dos fundadores da Tismoo, a primeira startup de biotecnologia do mundo com um laboratório exclusivamente dedicado a análises genéticas focadas em tratamentos para o TEA e outros transtornos neurológicos e Carlos Gadia, considerado um dos maiores especialistas em autismo no mundo, diretor associado do Dan Marino Center e diretor do Miami Children's Hospital; outros profissionais confirmados são: Mara Gabrilli - Deputada Federal, Terceira Secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e em 1997 fundou o Instituto Mara Gabrilli, ONG que apoia atletas com deficiência, promove o Desenho Universal e fomenta pesquisas científicas e projetos sociais, no evento fará um bate-papo sobre a Lei Báscia de Inclusão, Celso Goyos - psicólogo e pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) -, Drª Margherita Midea Cuccovia -  médica psiquiatra -, Marina Luisa Garbarino Nogueira - dentista que atualmente desenvolve atividades técnico-científicas no Centro Ann Sullivan do Brasil - Ribeirão Preto, Claudia Romano e Leila Bagaiolo sócias e co-fundadoras da Gradual (grupo de intervenção comportamental) e Adoniran Thomaz - zootecnista, adestrador e idealizador do Projeto KAOMA trabalho social que realiza com sua cachorra com o objetivo de demonstrar aos outros animais como deve ser a relação com crianças especiais.

Workshop Internacional
No Workshop  Internacional, que acontece na Torre Empresarial do Iguatemi Ribeirão Preto, entre os dias 01 e 03 de abril, as presença confirmadas são do neuropediatra Carlos Gadia, com o tema: "Déficits Sociais Precoces no TEA (Transtorno Espectro Autista";  Dr. Wanderley Domingues, neuropsiquiatra, que trará a palestra: "A Situação do Autismo no Brasil"; Dra. Maria Clara Nassif, Psicóloga Clinica Centro Pró-Autista; Cláudia Romano e Leila Bagaiolo do grupo Gradual- Intervenção Comportamental - "ABA e o papel do AT na escola: Formação teórico/ prático; Manejo comportamental e Confecção de material adaptado"; Caio Abujadi - "A importância do olhar individualizado no diagnóstico e tratamento medicamentoso" com a Metodologia Priorit e Inclusão Escolar; a fonoaudióloga e psicomotricista,  Aline Kabarite que irá abordar assuntos relacionados à assistência com a palestra: "Interação entre equipe terapêutica e equipe escolar"; Roberta Marcello com o tema: "Gerenciamento do mediador escolar - orientação, treinamento e capacitação"; Celisabel Caldeville, analista do Comportamento (EUA): "Método de Inclusão nas Escolas Americanas"; Dra. Katia Moritz, doutora em psicologia clínica e escolar (EUA), com o tema: "Diferenciação e Tratamento de Comportamentos Obsessivos Compulsivos e o Transtorno Obsessivo Compulsivo no Espectro Autista"; a palestra "Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para a Inclusão Escolar de Alunos com TEA no Brasil: conquistas e desafios" com Cassia Dahora, psicóloga e analista do comportamento (Paradigma); Maria Arizmendi, analista do comportamento (EUA) com o tema: "Contingências de Grupos Efetivas no Ambiente Escolar" e, finalizando o workshop, Dr. Carlos Gadia abordará "Farmacoterapia nos TEA".  Uma sessão especial voltada para professores e estudantes será realizada durante o evento com a participação do Dr. Gadia e Dra. Katia Moritz com foco no tema sobre inclusão escolar. 
 Segundo Carol Felício, organizadora do TEAbraço, o objetivo de realizar um evento deste perfil no shopping é exatamente para também chamar a atenção de pessoas que não convivem com este universo. “Faz parte do nosso objetivo  democratizar a informação porque assim, a comunidade no geral também pode ajudar os portadores e suas famílias a terem uma convivência melhor na sociedade”, explica.  
As informações mais detalhadas sobre o evento estão disponíveis pelo site da Jujuba - http://juju.ba/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário