11 de mar. de 2016

Páscoa 2016: novidades atraem consumidores e expectativa é de aquecimento do varejo

Marcas como Caracol e Cacau Show apostam em novos produtos para aumentar as vendas


A pouco menos de 40 dias da Páscoa a dona de casa Silvia Galdino não vê a hora de chegar a época mais doce do ano. O clichê tem seu mérito: ela e muitas outras “Silvias” se preparam para presentear e saborear as novidades que o mercado de chocolates tem a oferecer. “Quando o ano começa, a primeira data em que espero é essa. Me organizo para comprar ovos para todo mundo - filhos, amigos e parentes. Presentear alguém com chocolate, para mim, é uma maneira de expressar o carinho por aqueles que eu amo”, comenta.  
Assim como ela, o setor também anseia pela data. Este ano, a previsão é a contratação de 10% a mais de funcionários que 2015, é o que apontam os dados da Associação Brasileira de Indústrias de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). “A Páscoa brasileira é uma das maiores do mundo, portanto, o investimento da indústria em inovações que atendam o mercado cada vez mais exigente é grande.”, comenta o vice-presidente, Ubiracy Fonseca.
Serão mais 29 mil empregos temporários no Brasil para atender à demanda. A aposta é em produtos com detalhes que fazem a diferença: linhas infantis, trufadas, premium e com maior porcentagem de cacau. 
A frente da Cacau Show do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, os empresários, Fabiana e Marcello Lima já registraram alta na procura pelos chocolates mesmo com mais de 30 dias de antecedência da Páscoa. “Com uma semana de lançamento da campanha notamos que os clientes estão comprando, seja para consumo próprio ou para presentear, o que não aconteceu o ano passado quando, nesta época, os clientes ainda estavam apenas pesquisando sobre valores, tamanhos e variedades”, conta Fabiana. Marcello conta que espera um aumento de 20% nas vendas comparado a 2015. “Estamos com uma linha bem forte e diferenciada com valores que variam entre R$ 12,90 um ovo de 80 gramas a R$ 254,90 o maior de 2.8 quilos que atende a todos os gostos e estilos, nas mais variadas ocasiões”, diz. 
Para esta edição, a marca apresenta a expansão da linha Bendito Cacao, com matéria-prima originária da fazenda do Espírito Santo, com três novas versões e uma com 65% de cacau, além dos ovos trufados da linha Dream Sobremesa com o Petit Gateau, a linha infantil La Creme Kids com 28% de leite, entre outras. No total, serão mais de 50 novidades. 
A expectativa também é que os consumidores sejam atraídos pelas promoções. “Nesta Páscoa preparamos itens especiais que vão além dos tradicionais ao leite, branco e trufados. Serão mais de 15 tipos diferentes, entre eles, Diet, sem lactose e ovo de colher no sabor brigadeiro”, explica Juliana Gardenghi, gerente da Caracol. 
Outra loja do Shopping Iguatemi que aposta no diferencial é a Kopenhagen. Este ano, além de embalagens e ovos especiais, a marca ganha uma nova aliada: a grife Le Lis Blanc. Na compra do Ovo Fashion de 250g ao leite, os clientes saem com uma nécessaire exclusiva. 
O Iguatemi Ribeirão Preto ainda oferece outras opções que estarão com produtos especiais e novidades diferenciadas para a temporada, como por exemplo: Le Sofiah e Lojas Americanas. 
Entre os primeiros 
O Brasil é o terceiro maior consumidor e produtor do mundo em chocolates, atrás apenas dos Estados Unidos e Alemanha, com consumo per capita de 2,5 kg/ano.
Em 2015, a Páscoa foi a responsável pelo acumulado de 19,7 mil toneladas de chocolate produzidas pela indústria e chocolaterias, o que correspondeu a cerca de 80 milhões de ovos de Páscoa em todo o País. “O total ficou estável se comparado a 2014, quando foram produzidas 19,4 mil toneladas do alimento. O volume de 2016 ainda não está fechado, pois as indústrias ainda estão produzindo os Ovos de Páscoa e outros produtos de chocolate”, afirma o vice-presidente de chocolate da ABICAB, Ubiracy Fonseca.

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