28 de set. de 2011

Cartas à Ilusão é novidade no mercado editorial


Poesia e prosa com conteúdo erótico. Esse é o estilo de linguagem que predomina na obra recém-lançada da escritora Van Luchiari.
A produção literária é uma mostra do perfil pluralista da autora, que também é artista plástica e atua na música, desde 1993.
Outro traço profissional dela está ligado à internet. É blogueira e já foi considerada uma das 50 mulheres mais influentes no Twitter,
pela Revista Bula – Revista Brasileira De Literatura e Jornalismo Cultural. O livro tem sessão de autógrafos, no dia 30 de setembro, a partir das 19h, no Bar Brahma em Ribeirão Preto, interior de São Paulo
 
A artista Van Luchiari dá vazão à sua porção escritora e lança o livro Cartas à Ilusão. Trata-se de uma coletânea de textos, que passeia pela poesia e prosa, com um estilo de linguagem apoiado no erotismo – sempre de forma sutil, mas bastante presente. Na vanguarda, a escritora de estilo marcante e artista multifuncional, também opta pelos textos sem parágrafos – outro traço que marca sua produção. O lançamento do livro acontece no próximo dia 30 de setembro, a partir das 19h00, no Bar Brahma em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Temas como amor, retratos autobiográficos, cotidiano, conflitos psicológicos, solidão, mudanças, entre outros, são registros pontuais nesta obra de Van Luchiari, que se define como uma “arteira”. Na realidade, ela traduz percepções de sua ótica diante do mundo, dos sentimentos e das sensações. A escritora já foi comparada a Marguerite Duras e também a Mário Quintana – por conta desta relação foi chamada de “Quintana de Saias” por contatos da internet.
A publicação é assinada pela editora Novitas, instalada no sul do País. A autora encabeça a lista de lançamentos da editora para o mês de setembro. O livro tem 124 páginas, capa idealizada e criada pela própria autora e já está sendo comercializado pela internet. (http://www.editoranovitas.com.br/livros-a-venda )
Cartas à Ilusão tem prefácio redigido pelo escritor Ricardo Ramos Filho, neto de Graciliano Ramos. Ricardo concentra sua produção literária em obras de cunho juvenil e infantil, apesar de trafegar com tranquilidade em outras áreas. 

Herança das palavras
Van Luchiari sempre gostou de escrever e ler grandes autores, desde pequena. O gosto pela literatura é uma herança do pai, o jornalista Fábio Luchiari Barbosa, com quem se aventurou a conhecer o universo das palavras. “Meu pai sempre foi um incentivador da literatura na minha vida. Aprendi com ele a gostar de ler, escrever e a me envolver com as artes”, conta ela.
Para a escritora há uma série de autores que geraram influências na sua carreira literária. Mas há alguns que não saem da sua escrivaninha como Fernando Pessoa, Manoel de Barros, Mario Quintana, Clarice Lispector, Edgard Allan Poe, Kafka, Saramago, Caio Fernando Abreu, Nietzche, Rainer M. Rilke, entre outros.
Ela é adepta do meio online como propagador de sua literatura e começou a escrever na internet, onde rapidamente tornou-se conhecida e envolvida em comunidades de novos escritores. Atualmente, pilota o blog Van Filosofia http://www.vanluchiari.com.br/ onde começou desenvolvendo um trabalho  autobiográfico, quando o seu pai faleceu. Lá publica suas produções, que segundo ela, são feitas “sempre às madrugadas, momento propício à minha inspiração”, revela.
Por conta do blog, Van faz parte de diversas comunidades e tribos voltadas à literatura e artes e tem amigos e contatos neste meio, o que intensifica seu debate e atuação no cenário literário.

Van Luchiari
No perfil do seu blog, Van Luchiari se auto define como “Música. Compositora de Instrumentos, vozes, palco, luzes, canto, melancolias, pincéis, silêncios, cores, design, asas, cavernas, tintas, fotografia, sinfonias, melodias, rimas, prosa, versos, telas, imaginação, abismos, tempestades, morangos, raios, artes, decoração, mão-na-massa, blogs, poesias, escritos, sonhos, quereres... Observadora de Estrelas, de mãos, de chuvas, de olhos, de almas, de percepções, de profundidades, de Picassos, Matisses, Mirós. Fazedora de artes, encantamentos, balangandãs, sorrisos, drinks... Equilibrista de distâncias, palavras, aprendizados, cristais, ventanias, cordas, pés descalços, nudez, erotismos e baratos afins...”
A formação e atuação profissional da escritora também tem um caráter multidisciplinar. Ela estudou música desde a infância no Conservatório da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). Daí seu trabalho com a banda Mahalîlla. Mais tarde graduou-se em Musicoterapia pela Unaerp. Depois de formada passou a ingressar na carreira docente, quando ministrou aulas de Expressão Vocal na Musicoterapia na Faculdade EPA (Escola Paulista de Artes) em São Paulo. É também pós-graduada em Arte Terapia e Educação pela EPA.



Serviço
O que: Café e Prosa, com lançamento do livro Cartas à Ilusão
Quando: 30 de setembro
Horário: A partir das 9h
Local: - Mousse Cake, João Penteado, 1481 – interior de São Paulo

O que: Noite de autógrafos do livro Cartas à Ilusão
Quando: 30 de setembro
Horário: A partir das 19h – Haverá show de Alessandra Freire no lançamento
Local: Quiosque Chopp Brahma em Ribeirão Preto, dentro do Extra - interior de São Paulo – Av. Presidente Vargas,1617

Nenhum comentário:

Postar um comentário